Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Guia lançado internacionalmente apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial

Pacto Global da ONU lança Guia de Sustentabilidade Empresarial “Criando um Futuro Sustentável”

Publicado em 5 de fevereiro de 2015

O Pacto Global das Nações Unidas lançou recentemente em Nova York o Guia de Sustentabilidade Empresarial: Criando um Futuro Sustentável. A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas da maior iniciativa voluntária para a responsabilidade corporativa.

Para ser sustentável, segundo o Guia, as empresas devem seguir cinco passos:

  1. Negócios baseados em Princípios: Para qualquer empresa, a sustentabilidade começa com a integridade, com operações que respeitam as responsabilidades fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Os Dez Princípios do Pacto Global fornecem uma linguagem universal para a responsabilidade corporativa e uma estrutura para orientar todas as empresas, independentemente de seu tamanho, complexidade ou localização.

  2. Fortalecimento da sociedade: Empresas sustentáveis olham além de suas próprias paredes e tomam ações para apoiar as comunidades ao redor delas. Pobreza, conflitos,  força de trabalho sem instrução e escassez de recursos também são questões estratégicas para o sucesso dos negócios e sua viabilidade.
     
  3. Compromisso da Liderança: A liderança de uma empresa deve comunicar para toda sua estrutura que está comprometida com a sustentabilidade. Um comprometimento público do Presidente, com o apoio do Conselho Administrativo, é necessário para participar do Pacto Global. Liderança também significa promover ações em áreas-chave, como ajustes nas políticas e práticas, alinhamento de assuntos governamentais, treinamento e motivação dos funcionários, aplicação da sustentabilidade na cadeia de suprimentos e divulgação de esforços e resultados.
     
  4. Relatório de Progresso: Como a principal medida de prestação de contas, os participantes do Pacto Global devem produzir uma Comunicação de Progresso (COP) anual, direcionando-a aos stakeholders da empresa com uma prova de seus esforços para operar de forma responsável e em apoio à sociedade. Mais de 28 mil COPs podem ser encontradas no site internacional do Pacto Global.
     
  5. Ação Local: As empresas atuam dentro de nações e comunidades com diferentes expectativas sobre o que significa o negócio responsável. Para ajudar  as empresas com a sustentabilidade empresarial em diferentes países, o Pacto Global tem mais de 85 redes locais que apoiam seus signatários através da promoção de aprendizagem, relatórios, networking e promoção de parcerias com o objetivo de promover a compreensão da sustentabilidade em cada país.

Com cerca de 8 mil empresas e 4 mil participantes não-empresariais em mais de 160 países, o Pacto Global da ONU contribui para que as empresas cumpram seus compromissos para operar de forma responsável e apoiar a sociedade.

Para saber mais, faça o download do Guia de Sustentabilidade Empresarial (em inglês). 

 


Notícia publicada originalmente no site do Pacto Global da ONU


Tag's: Pacto Global Sustentabilidade Conselhos de Administração