Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) recebeu nota máxima pelo seu nível de organização das publicações
Imagem: Divulgação/IATI

PNUD é reconhecido como líder global em transparência

Publicado em 10 de outubro de 2014

O Índice de Transparência 2014 reconheceu o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por seu "desempenho louvável" em publicar informações para além das normas internacionais este ano, colocando-o em primeiro lugar dentre as 68 maiores agências avaliadas em todo o mundo. No Brasil, o PNUD é parceiro da Rede Brasileira do Pacto Global, sendo responsável, desde 2011, pelo Secretariado Executivo da iniciativa no País.

O índice é baseado no padrão da Iniciativa Internacional pela Transparência (IATI), que estabelece uma referência mundial comum para que informações precisas e abrangentes sobre ajuda humanitária e desenvolvimento sejam publicadas nos períodos de tempo adequados. Os fluxos financeiros, orçamentos, resultados, localização do projeto, cronogramas e documentos são publicados em um banco de dados online que rastreia a forma como os recursos dos projetos de desenvolvimento e ajuda humanitária são gastos.

Isto não só aumenta a prestação de contas para os países doadores, mas também permite que os países em desenvolvimento possam alinhar melhor a assistência dos doadores com as suas prioridades e orçamentos nacionais, e consequentemente, maximizar a eficácia dos projetos de ajuda humanitária e desenvolvimento.

Mais de 280 países, agências da ONU, bancos multilaterais e ONGs usam o padrão IATI, e mais de 20 países beneficiários endossaram a iniciativa.

Como um dos signatários iniciais da IATI, o PNUD começou a publicar em padrões globais em 2011. Desde então, ele tem consistentemente alcançado, e por vezes superado, os padrões internacionais de transparência, operando um portal inovador (open.undp.org) que detalha mais de 10 mil dos seus projetos de desenvolvimento em 177 países e territórios, tornando pública informações sobre os mais de US$ 5,8 bilhões investidos em seus projetos.

"A transparência é fundamental para a nossa missão", disse Helen Clark, administradora do PNUD. "É extremamente gratificante sermos reconhecidos pelos nossos esforços para operarmos de uma forma aberta e transparente. O PNUD está comprometido em trabalhar de maneira aberta para desencadear a inovação, para garantir a melhor utilização possível dos fundos que lhe foram confiados e para acelerar o desenvolvimento de um futuro sustentável para todos".

Este compromisso contínuo com a transparência foi reconhecido na nomeação do PNUD para chefiar a Secretaria da IATI no ano passado. Liderando um consórcio composto pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), bem como os governos de Gana e Suécia, e Iniciativas de Desenvolvimento de ONGs sediadas no Reino Unido, o PNUD está usando seu considerável alcance sobre 177 países e territórios para continuar a melhorar a transparência da cooperação internacional para o desenvolvimento.

"Este papel coloca o PNUD na linha de frente dos esforços globais para aumentar a transparência na cooperação para o desenvolvimento, inclusive por meio de esforços para desenvolver ainda mais o padrão comum da IATI sobre a publicação de informações sobre gastos com ações humanitárias e de desenvolvimento", disse Helen Clark.

O PNUD também divulga seus relatórios de auditoria interna e, no ano passado, passou a publicar relatórios orçamentais mensais - e não mais anuais -  que detalham as atividades e mostram quadros de resultados usando dados geográficos subnacionais.

Por PNUD 


Tag's: PNUD