Notícias



Eventos da Rede Brasileira do

Pacto Global

Please enable Javascript to view this calendar.

Chamado da ONU para a ação também alerta para ameaça de desaparecimento de pequenas ilhas

Dia Mundial do Meio Ambiente: organizações do Pacto Global promovem ações de conscientização

Publicado em 3 de junho de 2014

Tomar uma atitude pelo planeta – este é o grande chamado das Nações Unidas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O convite foi aceito por diversas organizações integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global – responsável pela gestão e estratégia da iniciativa no país –, que realizam ações públicas de conscientização nas cidades onde atuam.

Aproveite para cadastrar sua atividade no site do WED 2014.

No último fim de semana (31/5 e 1/6), em São Paulo, a editora Abril - por meio da iniciativa Planeta Sustentável - promoveu o 7º. Planeta no Parque. Os participantes caminharam pelas ruas da Vila Madalena seguindo o trajeto do córrego das Corujas. No Parque Villa-Lobos, crianças e adultos interagiram com um mapa gigante que revela os rios “escondidos” perto de suas casas. A Mostra Rios e Ruas  ficará em cartaz até 31 de julho na Praça Victor Civita.

A Braskem inaugura, no dia 5, uma Estação Ambiental no parque Sauípe, na Bahia. A Estação terá diferentes módulos: um deles será dedicado ciclo de vida do plástico produzido a partir de etanol de cana-de-açúcar; outro contará com um viveiro escola sobre botânica. O ambientalista francês Jean-Michel Cousteau, filho do famoso documentarista e oceanógrafo Jacques Cousteau, participa do evento.

Durante toda a semana (3 a 6 de junho), a unidade da Braskem em Duque de Caxias (RJ) deve receber cerca de 400 crianças e jovens de escolas públicas com atividades como trilhas ecológicas e plantio de mudas de espécies nativas. Os eventos ocorrerão no Parque Natural da Taquara, uma área de aproximadamente 20 mil hectares de preservação da Mata Atlântica.

Em Curitiba (PR), o ISAE/ FGV cria um espaço de reflexão para alunos e interessados com as palestras “O problema da água em Curitiba” e “Curitiba, Meio Ambiente e a Lei Orgânica”. O evento será dia 05, na sede do ISAE.

Já o Grupo Libra mobiliza colaboradores de todas as suas unidades (Baixada Santista, Cabo Frio, Campinas, Manaus, Rio de Janeiro e Uberlândia) para abordar o tratamento e a destinação de resíduos. Durante a semana, o Grupo programou palestras com o Instituto Akatu, além de exibição de filmes e realização de gincanas.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em apoio à designação pela ONU de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano usará o mesmo tema, com um foco especial na questão da mudança do clima.

Um dos objetivos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades.

Para marcar a data, acontece também o desafio Mundial do Meio Ambiente: quatro embaixadores da Boa-Vontade da ONU vão mandar uma mensagem numa garrafa em defesa das pequenas ilhas. Nesta competição, o público pode escolher para qual equipe quer entrar: a do ator Don Cheadle, a da modelo Gisele Bündchen, a do ator Ian Somerhalder e a do jogador de futebol Yaya Touré.

Assista ao vídeo, participe do desafio e entre na corrente mundial no Twitter pelo meio ambiente, usando as hashtags #WorldEnvironmentDay e #WED2014.


Tag's: Meio Ambiente CBPG